sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PESQUISA MOLHADA . . .

PESQUISA MOLHADA DE LÁGRIMAS E CHEIRO DE VELA.

Esse é um tipo de pesquisa, que poderia perfeitamente ser denominada de pesquisa emocional. Sim por que, poucos dias após o desastre que vitimou o então candidato Eduardo Campos, quando  o corpo ainda era reconstituído no instituto médico legal em São Paulo, uma pesquisa chamada de pós morte do candidato e ou nascimento da candidatura  de Marina  Silva, já percorria o Brasil, diante da comoção e outros sentimentos próprios para a ocasião, que naturalmente atingiam a população em geral. Deve ter havido entrevistados, que responderam até sem saber realmente o que estavam respondendo, ou responderam para se livrar do agente pesquisador, isso para não ter que dizer  a ele, que aquilo não era hora conveniente de fazer pesquisa nenhuma. Fica então comprometida essa pesquisa, que só irá por fogo, numa fogueira que poderia estar apagada em sinal de respeito à ocasião. Descanse em paz Eduardo, pois paz com certeza terá, enquanto chega a nossa hora de deixar também esse inferno eleitoreiro. 

FILHO CASTIGADO FISICAMENTE . . .

FILHO CASTIGADO FISICAMENTE AGRADECE AO PAI PELO ACERTO.


A propósito do artigo que escrevi semana passada, quando comentei o fato dos pais  repreenderem fisicamente os filhos, fato este de que fui parte integrante do processo quando criança, transcrevo abaixo na íntegra, o parecer de um filho, hoje  adulto e responsável, e logo a seguir no mesmo texto, um comentário do pai deste.  Disseram eles no e-mail que me foi enviado:  “Como diz meu filho – os cascudos que recebi, só  me fizeram bem e não tenho traumas; meu caro amigo, uns cascudos e uns tapas na bunda, nunca fizeram mal a ninguém, não precisa de lei de vagabundo nenhum, para definir sua validade”.
Assim sendo, o depoimento  e reconhecimento desse filho, cujo pai foi também criado à moda antiga, e que por isso mesmo, não deixou de ser gente de bem e sem traumas, vem corroborar o meu comentário da semana passada. Estou com 77 anos de vida e, a única coisa que sinto, é que deveria ter aprontado menos quando criança. Assim teria sofrido menos castigo; mas,  ao mesmo tempo tive ótimas oportunidades de discernir o certo do errado. Lembrando Lupicínio Rodrigues, digo: “a vergonha foi à herança maior que meu pai me deixou.” Obrigado meu pai. 

AMIGA FERNANDA FREITAS CAMPEÃ . . .

AMIGA FERNANDA  FREITAS CAMPEÃ BRASILEIRA DE TODAS AS LUTAS.

Sim caros leitores; esse é o titulo que dou à minha amiguinha Fernanda Freitas. Apesar de ela ter sido presentemente, campeã brasileira de uma luta, (Box Chinês), além de já ter sido campeã paranaense também, ela é campeã de outras lutas mentais, lutas essas abstratas, mas que não deixam de exigir de nós, enorme esforço para vencê-las. Assim é Fernanda, determinada em suas lutas que surgem ao longo de sua vida, onde ela procura sempre sobrepujar os obstáculos que dificultam o seu viver, encontrando nas vitórias a motivação para prosseguir lutando em todas as modalidades que se lhe apresentem. Parente por afinidade que é além de possuir o meu sobrenome (Freitas), só posso agradecer a Deus que, aos 77 anos que completo mês que vêm, tenha essa grata oportunidade de ter uma amizade tão querida e tão jovem, merecedora do meu respeito, da minha amizade, do meu carinho e da minha admiração. Parabéns Fernanda e que novas conquistas, venham se somar a tantas outras que já conquistastes.

sábado, 16 de agosto de 2014

EDUARDO DEIXA O CAMPO . . .

EDUARDO DEIXA O CAMPO, ANTES DE INICIAR A PELEJA.


Sim caros leitores; é com imenso pesar que a nação brasileira, vê sucumbir uma esperança, em pleno gozo de sua capacidade de realizações administrativas, comprovadas no governo que fez no estado de Pernambuco. Alguns arriscariam dizer, que eram remotas as possibilidades dele se eleger para a Presidência Da República. Isso por que, todos sabem que o povo tem memória curta e visão obscura. Perguntem ao povo, se eles  lembram das promessas dos candidatos, após eleitos? Perguntem ao povo, onde estão as centenas de UPAS prometidas? Perguntem ao povo, por onde andam as obras de transposição do Rio SÃO FRANCISCO, prometidas no governo Lula, e usada ainda na campanha, para eleger a atual presidenta, e que será usada novamente para reelegê-la, já que à “toque de caixa”, estão pretendendo enganar o povo outra vez. Por certo não teríamos Eduardo Campos como presidente, mas ouviríamos com certeza, suas posições firmes e contrárias ao sistema atual, onde vale mais as propagandas do governo, as quais encantam o povo. Siga em paz Eduardo; Deus tenha compaixão da sua vida que se foi, e pena de nós aposentados, que ficamos aqui para continuar sofrendo, sabe-se lá até quando... 

#EduardoCampos

NUM OVO SE BATE ANTES . .

NUM OVO SE BATE ANTES NUMA CRIANÇA SÓ DEPOIS.


É isso ai caros leitores; para desenvolver este comentário, pretendo estabelecer ou criar uma comparação, entre preparar uma omelete e  educar uma criança. Dessa maneira até engraçada, quero dizer que para preparar uma omelete, no ovo se bate antes. Para tornar uma criança adulta e educada, se bate depois. Digo isso por que, se todos repararem o que poderia ser dado como corretivo físico em uma criança, (corretivo leve, é claro), comparado ao que é dado, quando esta se torna adulta, não chega a 10% do castigo que seria dado quando menor. Imaginemos que uma criança educada nos moldes pretendidos pela Lei, chegue à adolescência ou até a idade adulta e, pelo jeito como foi educada, cometa um delito de média periculosidade. Se for menor, poderá ficar vários  anos preso, a depender da idade, convivendo com outros menores delituosos de maior complexidade, de onde  sairá pronto ou formado em delitos. Se já for adulto, será preso e algemado no ato,  e colocado  com as mãos para as costas, dentro de um porta  malas de um carro, numa posição das mais incômodas e doloridas que se possa sentir. Ficará ainda  em uma cadeia, com a lotação dobrada de ocupantes, “comendo o pão que o diabo amassou”, ou numa penitenciária, onde dentre outros castigos, poderá ficar até sem banho de sol, situação esta, prejudicial à saúde, desconsiderada por seus algozes. Diante disso , tem ou não fundamento o fato de que no ser humano, é diferente do ovo e só se bate depois? Se o pai do garoto em Cascavel, tivesse  puxado a orelha dele para que não pulasse o cercado, hoje ele poderia estar com o seu braço no lugar e até sem orelha, mas longe do tigre.

sábado, 9 de agosto de 2014

CPI POR MOTIVOS ÓBVIOS . . .

CPI POR MOTIVOS ÓBVIOS, MUDA DE SIGLA: HOJE É CTI.


Custa acreditar no que está acontecendo nos meios políticos em Brasília. Irregularidades de todos os tipos, invadem  em  escala vertiginosa os poderes, onde os poderosos que lá chegam, não desejam mais sair, e querem fazer a população, acreditar que eles é que estão com a verdade, muito embora a mentira, se torne o verdadeiro motivo que os mantém lá. É dito por ai, que onde há fumaça há fogo. Uma clara irregularidade, que salta aos olhos de todos, em qualquer parte do mundo, foi constatada na Petrobras, e para tanto foi criada uma CPI e ainda uma CPMI, a qual por princípios, só deveria fornecer os detalhes das falcatruas, já que elas existem. Mas, e assumir que houve que ninguém quer?  Como pessoas aparentemente honestas, vão estar de  um dia para outro, perante comissões; perante a justiça, se isso os derrubará definitivamente de suas posições e condições privilegiadas?  Para abafar tudo isso, só mesmo o teatro entrando em cena, onde os adaptadores dos textos e roteiros, poderão  dar novos rumos; criar novos papéis, substituir atores principais e coadjuvantes.  E o que se faz numa novela  por exemplo? Ensaiar o texto, fazer o chamado laboratório, que fará o ator assumir o seu papel com convicção após o treinamento, fazendo os espectadores acreditarem, que aquela encenação ou mentira, é a verdade mais verdadeira  do momento. Dias atrás, terminou uma novela EM FAMÍLIA, está a iniciar outra “NA ZONA”, e essa da CPI ou CTI, que nome  terá, na  qualidade de Comissão Teatral de Inquérito? 

EDUCAÇÃO, GENTILEZA, CAVALHEIRISMO . . .

EDUCAÇÃO, GENTILEZA, CAVALHEIRISMO, VIRARAM LEI NO BRASIL.


Prezados leitores;  não se sabe exatamente em dias de hoje, se o homem  é que quer modificar a mulher; se é a mulher que quer modificar o homem, ou ainda, se  a mulher está insatisfeita com aquela especial condição de ser mulher.  O progresso – se é que assim podemos chamá-lo, fez regredir os mais simples gestos peculiares à humanidade em tempos idos, onde a rigor, quem tem certa Idade avançada, fica incrédulo ao constatar que realmente estão a acontecer esses fatos, faltando somente acordar, diante do que parece um sonho. O exagero chega a tal ponto, que a mulher a meu ver, não acredita mais que ela é mulher, e para tanto, se torna necessário  que se consiga um novo nome para este ser, que já foi  a mãe de Jesus; que nos embalou no seu colo; que já foi nossa  mãe também, companheira, amiga, irmã; cheia de feminilidade e carinho, respeitada e por que não dizer endeusada pelo lado masculino, que a tinha como um ser  frágil, sem que fosse inoperante; que a tinha como um ser dócil sem ser submissa.  O que se fazia antigamente normalmente, hoje virou obrigação ou contrariedade, já que se é obrigado  a fazer por imposição e até por decreto. Num estado do nordeste, foi decretado pelos governantes, que os homens deverão oferecer os seus lugares às mulheres, nos transportes coletivos, sob  pena de ser multado, retirado do veículo e sei lá o que mais. Não preciso dizer mais nada caros leitores. Os legisladores é que estão determinando; para  que a mulher  seja reconhecida como tal pelos homens, foi necessário criar uma Lei, a qual indiretamente está   a lembrar, que a educação, a gentileza e o cavalheirismo, já fizeram parte do comportamento normal do homem, abandonado que foi pelo homem, “quase a pedido da mulher”, por assim dizer.

sábado, 2 de agosto de 2014

DOENÇAS PODERIAM TER O CODINOME . . .

DOENÇAS PODERIAM TER O CODINOME DE LEI. NÃO PEGARIAM EM NINGUÉM.
Assim acontece comumente no Brasil. As leis são decretadas sem o menor cuidado, quanto à sua eficácia, e por isso mesmo, seus resultados são ineficazes e muitas vezes ridículos em suas apresentações, deixando o povo  sem saber ao certo o que obedecer. Se não estou enganado, no governo Jânio Quadros, (aquele que não era bruxa, mas não largava uma vassoura), uma lei acabava com fábrica de fogos de artifício, e até hoje,  festas de São João e outras comemorações do gênero, não terminam sem a presença desses estouros mágicos. Outras Leis, também foram decretadas, sem que fossem respeitadas, permanecendo como leis, ou retiradas diante do reconhecimento das autoridades, da impossibilidade de serem aplicadas. O álcool em garrafa ou liquido, foi alvo de Lei, por seu risco de explosão, e até hoje ele está nas prateleiras dos mercados, para quem deseje se queimar.  A Lei que obrigava os veículos a carregarem caixa de primeiros  socorros em seu interior, causou lucro para que as fabricou em quantidade, e prejuízo e descrédito a quem obedeceu a Lei e comprou.  
A Lei que determinou critérios,  para os motoqueiros em geral, só funciona no Diário Oficial, visto que,  o que os motoqueiros teriam que gastar para se enquadrar na Lei, só vendendo a moto e, vendendo a moto deixariam de ser motoqueiros. Por fim, uma Lei recente que reduzia a taxa de compras nas fronteiras do Brasil, de $300 dólares para $150, durou vinte e quatro horas, tempo suficiente para não dar tempo a ninguém, tomar conhecimento. Assim sendo, a s doenças infecto contagiosas, levando esse apelido de Lei, não pegariam em ninguém. 

SE O OUTRO CANDIDATO FOR ALEMÃO . . .

SE O OUTRO CANDIDATO FOR ALEMÃO
DILMA PODERÁ PERDER POR 7x1


Sim caros leitores; o ex-presidente Lula, tornou-se o FELIPÃO do Planalto, e juntamente com assessores,  iguais ao Parreira, o qual dizia em alto e bom som, que o Brasil estava com a taça nas mãos, coisa que não aconteceu. Assim  estão agindo os manipuladores da campanha presidencial, os quais baseados em pesquisas, tem como certa a reeleição da Presidenta Dilma. Acontece que outros candidatos, estão atuando nos moldes da seleção alemã, e se preparando pacientemente, explorando as deficiências dos governantes atuais, e ainda modestamente, usando a euforia do já ganhou, sem que o jogo tenha se quer começado. Não me canso de reconhecer, o que os governantes do presente fizeram de bom, para elevar o nome do Brasil. Mas, o que foi deixado de lado, para que essas melhoras acontecessem, é de extrema necessidade que sejam apresentadas, por se tratar de questões de alta influência no viver dos brasileiros, os quais não podem ouvir no dia a dia, que o Brasil é a sétima economia do mundo, e centésimo ou mais em educação. Que os enfermos, quando com problemas de saúde, devam se dirigir às capelas mortuárias – lugar apropriado para receber defuntos, pois nos hospitais públicos, não há condição de atendimento, capazes de fazê-los continuar com vida. Os aposentados, das mais altas idades, estão sendo convocados a comparecerem às urnas, pois sendo um número considerável de votos – somados a parentes e amigos,  poderão influenciar sobremaneira nas eleições, mostrando aos governantes atuais que, a exemplo da Copa do Mundo, a eleição é no Brasil,  mas um “alemão”,  poderá  sair  vencedor.