sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ELA SERÁ RICA EM DINHEIRO . . .



ELA SERÁ RICA EM DINHEIRO E SEMPRE POBRE DE ESPÍRITO.

Naquela antiga canção interpretada por Nelson Gonçalves, contém dois versos que dizem: “aqui se faz aqui se paga”; “é lei divina é lei de Deus”. E ai está a paga que se deve atribuir ao modismo; se deve atribuir à vontade humana de sobrepujar o inatingível; se deve atribuir à criação de atitudes que, por mais que deixem transparecer quão grandiosas são, em termos de avanços sociais, na realidade são uma mistura de sucesso com degradação, de alegria com depravação, de excesso de libertinagem com falta de vergonha e amor próprio. Quem idealizou e lançou a moda de que o sexo é alimento, e que sem ele - o jovem infantil diga-se de passagem, não estará alimentado e muito menos realizado? Quem idealizou transformar a transa inocente, estimulada e esporádica, que sempre existiu na mocidade, numa obsessão sem precedentes, sem falar na banalização do sexo? A jovem, que é a manchete do momento, já poderia ter oficializado a perda da virgindade aos 14 ou 15 anos. Apenas optou por fazer uma poupança. Teria pensado ela: vou valorizar o meu e pronto. Ao invés de fazê-lo gratuitamente, pelo simples fato de que era chegada a hora, guardou, e agora o faz, por 1,5 milhão de reais, diante dos olhares incrédulos e impotentes, dos pais, de autoridades civis, militares e da justiça, os quais estão com tudo em termos de modernidade e não estão com nada, em termos de valores morais.

GENOINO DA DEPOIMENTO . . .



GENOINO DA DEPOIMENTO NÃO MUITO GENUINO. 

Não sei se o pai, ou o cartorário que registrou a criança erraram. Mas o fato é que por pouco, o nome desse importante político do PT, não ajuda a melhorar a sua situação. Se ele tivesse no registro o nome de GENUINO, haveria uma ajuda normal, para melhorar a sua posição no atual processo do Mensalão, já que ele poderia reivindicar que, por contingência do seu nome, ele seria a expressão da verdade, o puro, o insofismável. Mas o erro ou o propósito do seu pai, não lhe permitiu essa especial deferência. Um ditado na Bahia, que era sempre pronunciado por minha professora, do então curso Primário, dizia: “OS MAUS POR SÍ SE DISTROEM”. Uma carta escrita recentemente pela filha do Genoino, faz dele a pessoa mais honesta, mais leal, mais tudo nesse mundo. Numa outra carta, em resposta à da filha, alguém contesta sem desmerecer algo de bom que ele tenha feito, colocando em evidência fatos comprometedores que o incriminam em dias de hoje. Ao ser condenado pelo STF, disse Genoino: Vou provar minha inocência até o fim, mas sem entregar nenhum companheiro. Gente, isto é uma confissão de que algo errado ocorria no governo, e que ele, em sendo honesto e tendo constatado, já deveria ter pulado daquele barco, que fazia água em abundância, em pleno Lago Paranoá em Brasília. Em sobressalto, apesar da declaração de compromisso assumido de não delatar, deverão estar os companheiros de partido, os quais devem ter usado outros artifícios mais eficazes, tendo passado sem problemas, nas malhas finas das redes jogadas pelas autoridades, escapando de serem incriminados. Aproveite a chance Sr. Genoino e declare um depoimento Genuíno, acabando de vez com essa e tantas outras farsas, que permearam por oito anos duvidosos.

TEMOS NOSSO DIA DE MORRER . . .



TEMOS NOSSO DIA DE MORRER E PORQUE MORREMOS ANTES? 

Gente a coisa está ficando pra lá de preta. Pela primeira vez em dias de hoje, a morte está sobrepujando em evidência, o grande acontecimento entre os seres humanos, que sem dúvida nenhuma é a vida. A exemplo do sexo, onde dei destaque num artigo em outro jornal, a morte está sendo banalizada, fato que merece atenção das autoridades constituídas. A comoção sempre foi o sentimento imediato, ao ser anunciada uma morte - de quem quer que fosse, já que ela representa o final de uma vida, vida essa, que outrora era valorizada e, em tendo dado valor, a perda logicamente deveria ser sentida, até no mais desumano dos seres. Mas não é o que está se vendo. Num poema que escrevi certa vez, fiz constar os seguintes versos: quem nasce tem um motivo / quem vive um objetivo / quem morre deixa emoção. Por vezes a morte é atribuída ao destino de cada um, quando esta acontece num mal súbito; num acidente trágico, etc. Mas o que dizer das mortes que estão acontecendo de maneira provocada? Das mortes que estão acontecendo deliberadamente, até com aviso prévio? E os policiais que em São Paulo, viraram tábua de tiro ao alvo. E os maridos, namorados, amantes, assaltantes, que estão ditando o dia em que é chegada a hora, do destino de quem eles desejam sacrificar.? Autoridades, os militares estão sendo executados, portando suas armas. Então que se desarme os policiais, já que as armas assustam os marginais. A partir daí, marginal que for apanhado com arma, terá pena especial sumária. Se alguém matar um policial desarmado, aí legisladores e autoridades, os senhores são denominados autoridades e para tanto devem exercê-las sem dó.

ACERTOS DOS HUMANOS SÃO . . .



ACERTOS DOS HUMANOS SÃO PRODUTO DE MUITOS ERROS. 

A facilidade com que os humanos, vão atropelando as coisa da vida, são os sinais de que, suas atitudes impensadas ou mal analisadas, são as conseqüências do descontrole por eles provocados, sem falar que , essa facilidade política de atribuir a si, os projetos ou propostas, que lhes surgem às cabeças a cada eleição, faz com que algum dia, outro idealizador político, ache a forma de anular o que o outro fez, em benefício dos seus projetos ou propostas. Várias formas de beneficiar o povão e a si próprio, já foram incrementadas por políticos, muitas das quais, hoje são objetos de estudos - por incrível que pareçam, por parte de políticos de partidos e ideologias diferentes, os quais certamente terão também, planos seus, que futuramente serão também contestados, por adversários políticos. Para leis que foram criadas, como a Trabalhista, a do décimo terceiro, das aposentadorias e outras mais, está sendo estudado uma maneira de alterá-las, sob a chancela de que trazem déficit aos cofres públicos. Paralelamente novas leis são criadas, com base em outras ideologias, diga-se de passagem, predominantes e aceitas pela base governista atual, muito bem alicerçada politicamente, as quais no futuro deverão sofrer as mesmas críticas, de que também são deficitárias. E o povo fica a mercê dos caprichos e vontades de cada candidato que entra, onde deveria haver um programa único.

REDUZINDO O ESTÔMAGO . . .



REDUZINDO O ESTÔMAGO E REDUZINDO A MENTALIDADE 

Gente virou moda nas autoridades. Para todos os problemas que vão surgindo, e que, as autoridades encontram dificuldade em solucionar, numa boa para eles, resolvem alterar limites de idade, para mais ou para menos, com a finalidade de sanar aquela preocupação. Se não vejamos: para fazer com que um menor - irresponsável por tanto, ficasse com aparência de maior em algum momento, eles reduziram a idade de eleitor para dezesseis anos. Para fazer com que um candidato a se aposentar, ficasse mais próximo da morte – quem sabe nem precisando se aposentar, eles aumentaram a idade de aposentadoria de 50 para 65 anos. Para proporcionar mais uma bolsa esmola, a Presidente Dilma, achou uma idade fictícia de seis anos, para fixar o direito a aquele benefício, mesmo sabendo que muitas crianças, não chegarão a ver, se quer a alça dessa bolsa, já que estão morrendo, poucos dias após nascer nas maternidades, isso quando conseguem vaga, ou então, no trajeto à procura de atendimento. Para diminuir a criminalidade infante-juvenil, pretendem baixar a idade penal para 16 e até 13 anos. Presentemente, com o advento da obesidade infantil e, pretendendo enquadrá-las no contexto das cirurgias, baixaram a idade de 16 anos, para ter direito, como se isso bastasse para sanar o problema. Esquecem as autoridades, que existe a obesidade clínica patológica e, a obesidade provocada, que é fato, mas não é lógica. Porque eles não proíbem, a fabricação desses refrigerantes gaseificados? Porque não proíbem esses doces e biscoitos, que só não contem glúten na embalagem, já no produto tem até de mais? Porque não orientar os pais, dizendo que aqueles Big Mac, em demasia engordam até seriemas no campo? Imagine agora um ser que poderá viver setenta anos, passar 55 anos, sem poder se alimentar devidamente, em eterno regime, quem sabe candidato a um “subnutrido” durante esse período, e contrariamente, devido a tão pouco tempo de vida e de uma alimentação desregrada, resultando na obesidade infantil provocada.

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS . . .



DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
E DIA DEDICADO AOS CÃES.
Dia 04 de outubro, foi um dia de várias comemorações, começando por são Francisco de Assis, o franciscano que se dedicou a muitas causas beneméritas, sendo ainda atribuída  a ele,  a criação da entidade denominada de Capuchinhos, tão divulgada que foi,  e que é aceita e reverenciada por muitos fiéis até hoje. Apesar desse destaque visto na imprensa, onde o dia  4  é comemorado também como dia do Cão, (CACHORRO), na verdade São Francisco de Assis é protetor dos animais como um todo. Mudando de assunto, (com as bênçãos desse Santo milagroso), tem também este artigo que ora escrevo, a finalidade de prestar uma singela homenagem, a esse animal, com relevantes serviços prestados ao homem, serviços estes de muita utilidade, seja no salvamento e procura de sobreviventes nas grandes tragédias; no reconhecido trabalho de guia de deficientes visuais; nos serviços de salvamento, em trilhas, afogamentos, nos trabalhos de guarda e tantos outros meios, a que eles se prestam, de forma incansável e principalmente, por sua maneira incontestável de ser fiel. Pela passagem daquele dia, uma homenagem na forma de nos desculparmos, perante aquele que é sem dúvida o maior amigo do homem. Impensadamente, quando nos aborrecemos com alguém, ou somos ludibriados por outrem, costumamos dizer ao desafeto: Seu animal. Seu cachorro. Por esse motivo amigo cão, nossas desculpas. Quando escutar isso de  um alguém para outro alguém, não se sinta ofendido, pois muitas vezes, o desafeto não tem qualidades, se quer para ser cachorro.

QUEM QUER SER MINISTRO . . .



QUEM QUER SER MINISTRO
SE CANDIDATA A PREFEITO.
Eis aí caros leitores, o que vem a ser a política como um todo, para que os eleitores assíduos ou mesmo os filiados, tomem conhecimento, e também fiquem sabendo que, na qualidade de seguidores, deverão ter posturas, atitudes e pensamentos, que se enquadrem dentro do sistema político, ou do contrário terão que abandonar suas aptidões partidárias. Por uma visão geral, podemos constatar as controvérsias políticas no âmbito municipal, estadual e porque não dizer no âmbito nacional. Assim é que, os partidos por suas ideologias, são adversários naturais um do outro, até que, por uma necessidade de um partido conseguir alguma vantagem, essa adversidade possa  ser deixada de lado, ocasião em que  o  adversários de ontem, poderá  se tornar no aliado de hoje. Daí entra em cena aquela frase “slogan” que criei, onde escrevi que: político tem três  lados; o lado a favor, o lado contra e o lado conveniente. Marta Suplicí  em  São Paulo, por não ter sido indicada para candidata a prefeito, isolou-se sem apoiar ninguém, Posteriormente, deixando de lado a “birra”, aderiu à campanha do Haddad e foi parar num Ministério. O candidato a prefeito Challita, que não conseguiu se eleger, que já foi do PSB, PSDB e agora é PMDB, segundo fonte de noticias na internet, estará apoiando o Haddad, devendo receber em troca, também um Ministério em Brasília. Como se vê, dois candidatos a Prefeito em São Paulo, geraram em Brasília, dois ministros em potencial.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DECLARAR-SE CULPADO . . .



DECLARAR-SE CULPADO AGORA É MODA. 

Surge a nova maneira de driblar a justiça e as leis, perpetrada principalmente pelos políticos, os quais, quando apanhados praticando qualquer ilícito, sem querer querendo à moda Chaves, eles procuram um outro tipo de ilícito mais brando em suas penas e, assumem aquele que mais lhes são convenientes. Comparado a isso, temos o caso do cearense que matou o outro, onde como justificativa, disse para o juiz: matei coisa nenhuma; eu só fiz o furo (com a peixeira), quem matou foi Deus. Outro caso também comparável à mesma situação, aconteceu quando um individuo matou outro e, dentre as várias acusações constantes do processo, constava, ocultação de cadáver, já que o criminoso havia enterrado o corpo do desafeto. Mais que depressa, o assassino através seu advogado, repeliu com veemência aquela acusação, dizendo não concordar, pois quando ele, (o assassino) enterrou o corpo, a vítima ainda estava viva, (morreu depois) não justificando o fato de ocultação de cadáver. Assim fizeram os políticos em Brasília. Para fugir das acusações de Corrupção no Mensalão, lavagem de dinheiro e outros crimes mais graves, optaram por assumir em bloco sem distinção, que os valores apurados e distribuídos, durante aquele período, foram utilizados através o caixa 2, para pagamento de dívidas de campanha, esquecendo-se no entre tanto, que nem aliança ou coligação houve entre alguns partidos, o que torna injustificável tal situação. Mas como o castigo vinha pelo correio a cavalo antigamente, hoje no cavalo eletrônico (internet), chega mais rápido, atropelando esses malfeitores, que além do seu, querem o dos outros também.

O BRASIL COMEÇOU . . .



“O BRASIL COMEÇOU NA BAHIA O RESTO É INTERIOR”.

Sem querer menosprezar outros estados brasileiros, assim diz um verso de uma canção de autoria de Luis Vanderlei. E como o Brasil começou na Bahia, nada melhor do que os baianos tomarem a iniciativa, e começarem o movimento contra esse “famigerado” horário de verão, causador de uma série de transtornos na vida do Brasileiro, onde de uma hora para outra, é alterado o horário de dormir, de acordar, de fazer refeições e lá pelas tantas até de fazer amor. O pior disso tudo é que, quando deixa transparecer que o organismo está se acostumando, volta-se ao horário antigo, iniciando-se um novo ciclo de adaptação. O que fizeram aquelas cabeças pensantes, banhadas a água de coco. Simplesmente o governador da Bahia, encomendou uma pesquisa de opinião, onde ao povo foi perguntado o que desejavam, sobre aquela questão. Daí é que, sessenta por cento dos baianos, foi contrário ao horário de verão, o que fez o governador suspender essa aberração naquele estado. Horário de verão foi criado nos países onde a energia era movida a carvão, óleo diesel etc. Aqui no Brasil, onde predomina a energia movida a água - de graça por tanto, fazer racionamento, é o mesmo que pegar arquivo morto, tirar Xerox de tudo e, jogar os originais fora, para conseguir mais espaço.

MULHER COM ATITUDE . . .



MULHER COM ATITUDE DE FAZER INVEJA AO HOMEM. 

Vem de Natal no Rio Grande do Norte a noticia de que uma vereadora eleita, quando candidata e antes mesmo do resultado, havia registrado em cartório, a sua vontade de doar o seu salário resultante da vereança, caso fosse eleita. Em pronunciamento após a divulgação do resultado a seu favor, ela ratificou sua intenção de doar o salário, onde para espanto de quantos participam ou já participaram do processo eleitoral, ela ressalta que vereador não é profissão e sim uma doação do seu tempo disponível, em prol da comunidade. Eleika Bezerra é o seu nome, a qual tomando essa atitude pioneira, ridiculariza aqueles maus políticos que, além de perceberem salários e outras vantagens, ainda tem a petulância de pretender algo mais, usando de falcatruas, como se vê comumente nos noticiários dos jornais. A justiça ao reconhecer o Mensalão, dá mostras da capacidade do ser humano em obter vantagens por meios ilícitos, esquecendo-se de que, ao perpetrar o seu plano maligno, estará comprando ou vendendo sua própria consciência, podendo no ato, escolher a opção que mais lhe aprouver. Meus cumprimentos professora Eleika Bezerra, como se vê, mesmo depois de aposentada, ainda continua ministrando ensinamentos, deixando de lado em moeda corrente, $15.500 mensais: - diga-se de passagem de “reais” sabedoria e exemplos.

ONDE ESTÁ O MEU MÉDICO ?



ONDE ESTÁ O MEU MÉDICO ?

Recebi recentemente de um amigo e leitor, ligado à medicina e via internet, um texto onde uma paciente, baseada na sua visão, faz uma descrição do que é o atendimento médico hoje, para o que era antigamente. Sem querer generalizar, ela descreve de forma sutil e com senso de humor, as peripécias, o desconforto, enfim o que a levou a sentir saudades, daquele seu médico, reclamado na forma do Título desse artigo. E ela vai descrevendo as dificuldades, o desânimo que dela se apossou, ao sentir o desânimo do médico que a atendeu; após perguntar o que ela sentia, sem auscultá-la ou examiná-la, preencheu num papel um pedido de três exames de nomes complicados, tendo ela notado que nem o clássico 33 foi solicitado, quem sabe por que, com o efeito da inflação tenha sido desvalorizado, caindo a solicitação do médico para: fale 16,5. Hipócrates pai da medicina escreveu: ”A ARTE DA MEDICINA ESTÁ EM OBSERVAR” e, segundo ela, não é o que está acontecendo. Quem observa vê através, vê além, com muito mais noção daquilo que pretende aplicar. Agradeço ao amigo o envio da procedente mensagem, sentindo não poder publicar o texto na íntegra.

PRESIDENTE DEIXA . . .



PRESIDENTE DEIXA A ENTIDADE PARA NÃO FALTAR COM A VERDADE.

Pela segunda vez, um Presidente da Comissão da Verdade, solicita exoneração, por não concordar com a submissão e, por entender que, se sua atitude é expressamente em benefício da verdade, em nenhum momento poderá exercer função contrária ao que foi determinado. Assim o fez o demissionário presidente, o qual deixou aquele importante e respeitável cargo, por se sentir desprestigiado, ao ter presenciado o afastamento de dois colaboradores da sua confiança e por ele nomeados, quando a Presidência da República, sentiu-se desgostosa, com declarações dos dois demitidos, declarações essas procedentes e, perfeitamente cabíveis no contexto, já que era a expressão da verdade, combinando assim, com os propósitos para o qual foram designados.

QUEM GOVERNOU . . .



QUEM GOVERNOU O BRASIL DE 2002 A 2010 ALGUÉM SABE? 

Ai está caros leitores, uma pergunta que só poderá ser respondida, daqui a 50 anos, que é o tempo em que poderá atuar a Comissão da Verdade, quando então, poderá ser aberto os arquivos que se relacionem às ações e atitudes do ex-presidente da República, dando conhecimento ao povo em geral, conforme reza nos “estatutos” daquela comissão. Até lá, tudo que se relacione ao Presidente da época e seus familiares, será considerado confidencial, onde somente a Comissão da Verdade, terá poderes para divulgar e mais, na época conveniente ou determinada. Como se sabe, o Presidente representa o Brasil e comanda o governo. Sozinho seria impossível exercer esse comando. O estafe do governo, composto por vários cargos de extrema confiança, recebe ordens e as transmite; além de ouvir ordens, por vezes esse estafe também, orienta ou aconselha o chefe maior; nesse relacionamento, chefia de governo e subordinados diretos, se não houver entendimento e comunicação, o comando se desintegrará. Como o governo chegou ao final dos mandatos “sem atropelos”, é sinal de que houve comunicação e entendimento entre eles, dando inclusive mostras de que todos tinham conhecimento da atuação de cada um, dentro do processo. Assim sendo, a resposta à minha pergunta, ficará no ar até 2062.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A CORAGEM DA JOVEM VIRGEM . . .

A CORAGEM DA JOVEM VIRGEM
JÁ ESTÁ VALENDO 320 MIL REAIS

Foi uma pena que todos os brasileiros não tivessem assistido à entrevista da jovem virgem radicada na Australia, onde participar de um Reality show, cuja finalidade é a de registrar o comportamento de jovens, que mediante pagamento, em forma de leilão, terão suas virgindades perdidas, com quem oferecer o lance mais alto. A cotação para a jovem de 22 anos, natural de Santa Catarina, está atualmente em 160 mil dólares, enquanto o jovem australiano, em baixa na sua cotação,  alcança  no momento algo em torno de 600 dólares.  A entrevista da jovem ao vivo, numa emissora de televisão, mexeu com os brios dos telespectadores, tamanha foi a tranquilidade e desenvoltura, com que a jovem respondeu às perguntas do repórter, não demonstrando em nenhum momento, constrangimento, arrependimento ou coisa que o valha,  por sua incrível, inédita e por que não dizer desconcertante proposta. O fato de ela incluir nos seus planos, direcionar parte da arrecadação para dar pelo menos uma casa a alguém sem teto, não chega nem perto de ser  filantropia, fazendo crer até, que se o beneficiado com a casa fosse anunciado antecipadamente, este poderia recusar o bem, para que ela não cometesse aquele ato sem sentido. Afinal de contas ele acabaria morando numa casa que “ganhou”, somente por que para tal, ela teve que “perder” algo de valor muito maior, no caso o valor moral.

OS DEPUTADOS FORAM PAGOS . . .

OS DEPUTADOS FORAM PAGOS
E OS APOSENTADOS VENDIDOS

Este está sendo o balanço resultante do julgamento do mensalão. Dessa apuração ainda em curso e quase no seu final, não está interessando a ninguém que os culpados sejam presos, pois na qualidade de réus confessos, quando alguns, ao renunciarem aos seus mandatos, simplesmente admitiram a culpa, resta a nós brasileiros, ter pena desses pobres coitados, os quais se diminuíram por nada. Deixar de lado, suas ideologias, seus princípios morais, comprometendo suas honestidades, para receber em troca trinta mil reais por mês, é mesmo qualquer coisa, no mínimo classificada de atitude vil, de uma maneira incorrigível de ser reparada, visto que além de enganar uma nação inteira, enganaram a si próprios, quando da combinação do ilícito a ser praticado. Imaginar que no momento em que estavam sendo pagos para delinquir, estavam colocando os aposentados na qualidade de “vendidos”, já que os aposentados tinham esperanças de que a lei não passaria, sem a interferência delituosa, de ver o governo mostrar uma força fictícia. Como aqui no Brasil, o fato de prender, só serve para justificar o ato consequente da soltura, deixemos esses malversadores das instituições soltos, e que seja criada  a “bolsa óleo de peroba”, para que todo brasileiro tenha às mãos um vidro, para passar nas caras  de pau, dos políticos em Brasilia, à medida em que forem encontrado-os.

HEBE O CÉU É AQUI MESMO . . .

HEBE O CÉU É AQUI MESMO
SÓ  ESTÁ FALTANDO  ANJOS

Isso mesmo saudosa Hebe Camargo. Se não bastasse a falta que fará,   suas celestiais qualidades, onde por mais de sessenta anos de respeitável carreira artística e oitenta e três de vivência honesta e não menos respeitável, ficará também entre nós,  exemplos de inesgotável aproveitamento, fazendo ver ao mundo, que é possível se viver com respeito ao próximo e  em especial a si mesmo;  que é possível se juntar alguns bens monetários e materiais na vida, sem necessidade de espalhar a desonra, a perda da moral, da dignidade e muito menos da honestidade, sendo esta última, o baluarte a ser adotado por quantos desejem ter o respeito e a consideração daqueles que o cercam. Tinha eu quinze anos por volta da década de 50, quando no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro – engatinhava a televisão -  onde fui a passeio, vindo de Salvador na Bahia, conheci Hebe Camargo, na TV e no cinema, contracenando com Ivon Curi  e outros artistas da época, em cenas de filmes, novelas, programas de humor e finalmente cantando, atividade esta que a tornou conhecida, mas que nem por isso tornou-a satisfeita, até descobrir seu feito maior como apresentadora e finalmente, o ápice da carreira, quando brilhantemente assumiu a posição de comando num programa de atrações e entrevistas. E o que poderia eu escrever para engrandecer essa Deusa, que outros não soubessem. O difícil mesmo não seria procurar palavras para enaltecê-la e sim, sair em busca de uma só palavra, que pudesse ofuscar a imagem correta desse ser único em todos os tempos.
Para finalizar, com todo respeito que lhe é devido, não poderia deixar de lado o meu modo irreverente de ser e dizer: VOLTE HEBE QUE AQUI FICOU AMARGO...